O governo Lula é de esquerda?

Lula é historicamente identificado com a esquerda no espectro político brasileiro, um dos principais símbolos da retomada das lutas operárias no final da década de 70 e da luta pela abertura política e pelo fim da ditadura. Fundador e principal liderança de um partido fundado com um programa socialista, que pregava a independência de classe e a organização pela base dos trabalhadores. Candidato a presidente que polarizou o país em 89. Enfim, Lula, sem dúvida teve uma trajetória de esquerda. Mas afinal, como será lembrado os seus 8 anos de governo, entrará para a história como um governo de esquerda? O IZB quer saber a sua opinião a respeito…

 | Enviar por e-mail  | Hits para esta publicação: 3217

48 Comentários »

  1. Fernando Felix disse,

    3 de Maio de 2008 @ 20h 07m 21s

    Dentro de uma perspectiva histórica é difícil dizer como será visto o governo Lula. Se formos pensar em comparações, quais governos foram os responsáveis por mais conquistas aos trabalhadores e quais se dispuseram enfrentar os interesses dos poderosos. Podemos lembrar de Getúlio Vargas, como um governo que dentro das possibilidades da época trouxe conquistas, mas que sem dúvida não enfrentou os poderosos, pelo contrário. Nesse sentido, o governo de João Goulart talvez expresse a experiência mais a esquerda que tivemos no governo federal, uma vez que no seu governo houve fortes conflitos de interesses, não por acaso, foi derrubado por um golpe militar. Já o governo Lula, sem dúvida, não enfrentou os poderos, pelo contrário, eles ganharam como nunca em seu governo. No campo das conquistas, isso é bastante discutivel, não soube usar um momento de crescimento da economia em todo o mundo para fazer o país crescer com distribuição de renda. A grande sacada foi o bolsa família, que serve para amortizar os animos, para manter as coisas em banho maria e uma popularidade do governo que se sustenta no atraso.

  2. Solange Castro disse,

    3 de Maio de 2008 @ 20h 09m 18s

    Aqueles que acham que é fácil governar e esperam tudo de mão beijada com certeza têm críticas ao governo Lula. Quero saber o que fazem para mudar as coisas?

  3. Laura Spósito Garcês disse,

    4 de Maio de 2008 @ 12h 28m 12s

    Todo mundo reclama do Lula, mas hoje metade da população apóia um terceiro mandato e Lula bate recordes de aprovação. Porque discutir com os números, o povo apóia Lula e ponto.

  4. Fernando Barros Filho disse,

    5 de Maio de 2008 @ 19h 40m 41s

    Se tivermos um conceito mais elástico de esquerda, sim. Mas, se pensarmos do ponto de vista de mudanças estruturais, não. Lula repete o que foi a social-democracia na Europa, principalmente Fernando Gonzales na Espanha. O problema é que o Brasil não é um país europeu, portanto, os custos sociais de não se enfrentar a submissão ao capital financeiro são muito maiores. Essa é a trajédia que vivemos, um governo que é pior porque engana, porque paralisa, porque divide a esquerda, mas mantém os interesses estratégicos da direita.

  5. Thiago Luz disse,

    6 de Maio de 2008 @ 07h 41m 41s

    Lula ainda poderá fazer do Brasil uma Bolívia, só não vê quem não quer. Um bom exemplo vem de Santa Cruz, onde o povo se recusou a ser massa de manobra de um governo populista e não aceita o retrocesso político. No Brasil falta quem se rebele contra um governo corrupto e que acoberta corruptos.

  6. Veronica Maria Marques disse,

    6 de Maio de 2008 @ 14h 52m 11s

    Lógico que o governo Lula é de esquerda. Lendo a seção de cartas da Folha e do Estadão, vemos como o consevadorismo ganhou espaço, como a direita mais vil mostra suas garras, assim, qualquer um que tenha um mínimo de preocuação social acaba virando de esquerda.

  7. Lian Abel disse,

    6 de Maio de 2008 @ 16h 19m 59s

    Lula compara o Brasil a um “trabalhador comportado”. Ou seja, o país que faz a lição de casa, é cordato, paga os juros em dia, respeita as leis, se adapta às regras do jogo, enfim, um exemplo de subserviência.
    Como um governo como este pode ser considerado de esquerda. Ou então a esquerda perdeu todas suas referências, não há mais sinal vital nenhum de transformação, a não ser o transformismo que levou o PT a ser um partido da ordem.

  8. Paulo Bernardo disse,

    6 de Maio de 2008 @ 20h 10m 37s

    Sou o Paulo Bernardo, mas vou logo avisando, não sou o ministro do Planejamento, todavia concordo em muito com o governo Lula. Acho que este governo, como qualquer outro, tem defeitos, mas achar que seria possível algo diferente, uma mudança radical, é algo próprio daqueles que não conhecem a realidade do país, daqueles que não sabe como é a vida do nosso povo, daqueles que ficam em sedes de partido ou na academia, distante do pulsar real da vida. SE fossemos pelas idéias afoitas do PSTU ou do PSOL, enfim, de uma minoria que nem representatividade social tem, já teríamos dados com o burro n’agua. O governo Lula e o PT soube como ninguém analisar a correlação de forças, verificar até onde era possível avançar, quais conquistas poderiam ser tomadas pelo povo e quais deveriam ser adiadas, por isso, eu acho que o governo é de esquerda. É de esquerda porque tem compromisso com o povo, porque tem raizes históricas nos movimentos sociais, porque tem o apoio da combativa CUT. Os que reclamam são aqueles que nunca tiveram base social, aqueles que sempre falaram pra meia duzia e que pegavam carona nas mobilizações organizadas pela CUT e pelo PT. As eleições já se aproximam e então teremos a hora da verdade, o PT vai retomar as principais capitais, a começar por São Paulo com a Marta Suplicy e vai colocar pra dançar tanto a direitona do PSDB e do DEM como os esquerdistas porra-louca do PSOL e do PSTU.

  9. Henrique disse,

    6 de Maio de 2008 @ 20h 31m 48s

    Sou do PSTU. Não há dúvida, Lula é traidor da classe operária, é um governo dos patroões e do imperialismo.

  10. Virgilio Dias disse,

    7 de Maio de 2008 @ 15h 12m 53s

    Vejam vocês como a mídia persegue Lula. Ontem o jornal Valor Econômico deu com estardalhaço que houve um acordo secreto entre Lula e o governo dos EUA para conter Chávez e os demais governos progressistas da América Latina. Ora, que coisa mais insensata. Hoje o Amorin e o Marco Aurélio Garcia declararam que não havia nada de revelador nos documentos apresentados pelo diário, uma vez que era público e notório a relação do governo Lula no sentido de ser um moderador na região, isso não significa defender os interesses dos EUA, mas sim cooperar para que haja estabilidade no continente e ninguém saía perdendo.

  11. Manoelgomes disse,

    7 de Maio de 2008 @ 21h 16m 44s

    A Dilma deu um baile hoje no senado, foi firme e respondeu à altura as provocações, que não foram poucas, teve até o Agripino invocando a ditadura para dizer que vivemos um Estado de excessão. Dilma, que foi prese e torturada e militou na VPR, a mesma organização em que militaram Lamarca, Iara e Zequinha, disse que quem faz este tipo de comparação e porque não respeita a democracia.
    O ódio da direita é que eles batem tanto, batem tanto, mas o governo Lula continua crescendo, a popularidade do governo bate recordes.

  12. Paulo Bernardo disse,

    8 de Maio de 2008 @ 12h 57m 29s

    Não é preciso fazer comentários, o texto de Emir Sader explica como ninguém as contradições que vive a esquerda em relação ao governo Lula e que ninguém ainda entendeu direito o que é esse governo: Do Blog do Emir Sader, veja abaixo:

    Críticas - de direita e de esquerda - ao governo Lula
    O governo tem sido alvo de muitas críticas e elogios, de direita e de esquerda, contraditórios entre si, de forma alternada e, às vezes, simultânea. A virulência com que a direita critica e os massivos meios monopólicos de comunicação com que ela conta, provocam tanto uma defesa exacerbada de quem tem críticas, como a impressão de que essas posições são compartilhadas por muita gente na sociedade.

    As pesquisas de opinião têm desvendado, cada vez mais, a esplêndida solidão dos Frias, dos Marinhos, dos Civitas, dos Mesquitas e seus funcionários. Eles seguem definindo, neuroticamente, a pauta que deveria ser a do país. Tomemos os últimos anos e nossa história seria uma cadeia de escândalos do governo, de não menos de 10, primeiro duravam meses, depois semanas, outros esboçam viver e morrer no nascedouro. São decadentes, mas se aferram a seus venenos, como bichos prensados contra a parede, desesperados pela sua impotência. Fazem a contagem regressiva para 2010, nervosamente.

    Suas críticas são tipicamente as da direita, as mesmas que compartilham com o bloco tucano-pefelista: menos Estado – o que significa, para eles, não menos financiamentos privados, isenções, mas menos contratações de pessoal, menos gastos com políticas sociais, menos impostos; trocar a integração latino-americana e com o Sul do mundo, por aquela tradicionalmente submissa com o Norte; nenhum tipo de regulamentação estatal, nem no mercado de trabalho, nem na política de comunicações, nem na circulação de capitais; mais privatizações. Sua utopia se realizava no governo FHC, com quem se identificaram plenamente. Gostam de qualquer candidato que derrote Lula ou tire votos de quem seja o candidato mais forte a dar continuidade ao seu governo.

    Prefeririam um neoliberal ortodoxo, como foi Alckmin, não gostam de certos tons desenvolvimentistas que Serra ainda poderia ter como herança, mas tem a garantia, pelos seus governos na prefeitura e no governo do estado, que atende a todas as demandas do grande empresariado, que é adepto de seguir as privatizações, de diminuir o tamanho do Estado, de diminuir impostos, de favorecer aos investimentos brancos, de não colocar obstáculos à especulação financeira.

    É fundamental situar essas posições, para que críticas de esquerda não se confundam com elas, porque estas são absolutamente contraditórias com aquelas. Cito um caso de confusão entre as duas, que favorece a direita: na discussão sobre a CPMF, na versão final da proposta, se tratava do que a esquerda deveria pregar: um imposto difícil de ser sonegado, pago por quem dispões de mais recursos e todo ele para a saúde pública. Tudo o que a direita não quer: tributação sobre os mais ricos, que não podem contornar e que vai para políticas sociais. O senador do Psol votou contra, cometendo um grave equívoco, somando-se à direita e ajudando a confundir ainda mais o quadro de polarização entre direita e esquerda.

    Há outros casos, mas este é mais recente e mais significativo, porque muito caro à direita: menos impostos, menos Estado e tratar de brecar as políticas sociais do governo – considerando que diminuiriam o prestígio do governo Lula e dificultariam a eleição de um sucessor seu. Tomam o governo Lula como inimigo fundamental, não se importam de se somar à direita para atacar o governo, aceitam a polarização entre governo/oposição, tem em comum com esta a vontade de enfraquecer o governo, de qualquer forma, pela consciência de que se o PT não desaparecer, não terão possibilidade alguma.

    Em lugar de ser um crítico de esquerda, que apóia o que governo tem de esquerda – como veremos na segunda parte deste artigo, entre outros, a política externa, a política social, a política cultural, etc. -, atacam tudo e rifaram a possibilidade de construir uma alternativa à esquerda do PT, ficando relegados à intranscendência política.

    Seria preciso assumir que o governo tem aspectos elogiáveis e outros condenáveis, do ponto de vista da esquerda. Qualquer simplificação leva a erros imensos, seja o de buscar justificativas de esquerda para a política econômica – uma verdadeira quadratura do círculo -, seja a condenar o governo como o inimigo fundamental da esquerda, o que leva a somar-se com a direita.

    As ambigüidades do governo são inúmeras e o próprio Lula afirma que nunca os ricos – e aqui é preciso dizer, antes de tudo os bancos – nunca ganharam tanto e nunca os pobres melhoraram tanto de vida. Condenável a primeira, elogiável a segunda. Uma não é condição da outra, ao contrário, quanto mais ganhe o pior capital possível – não cria bens, nem empregos, chantageia com ameaças de forjar crise com fugas, etc -, menos recursos para impulsionar o desenvolvimento, criar riqueza, gerar emprego, aumentar os recursos para políticas sociais, etc.

    Essa a primeira grande crítica que o governo merece da esquerda: não rompeu com a hegemonia do capital financeiro – na sua modalidade especulativa – e, ao contrário, lhe deu continuidade e consolidou a independência, de fato, do Banco Central, expressão política e institucional dessa hegemonia. Os juros remuneram ao capital financeiro, da mesma forma que os lucros ao produtivo e os salários à força de trabalho.

    Manter as taxas de juros mais altas do mundo, atraindo o pior tipo de capital, não cobrar-lhe impostos para que circulem livremente para dentro e para fora do país, dar autonomia para que sua representação direta no governo defina uma variável fundamental para a economia do país, mas também para os recursos para políticas sociais, é um erro que tem que ser reiteradamente criticado pela esquerda. Mas como toda esquerda politicamente séria, não apenas crítica crítica e dogmática, é preciso apresentar alternativas e elas existem, recentrando a economia nos investimentos produtivos e as políticas sociais na criação de empregos.

    Outro aspecto que merece crítica é a aliança com o grande capital exportador, especialmente o do agronegócio, seja pela forma de exploração da terra, seja pelo seu caráter monopólico, seja pela utilização de trangênicos, seja porque se voltam para a exportação e de um produto como a soja, com todas suas implicações negativas. Além de que inequivocamente essa aliança está na base da não promoção – que deveria ser central em um governo de esquerda – da economia familiar e da segurança alimentar, assim como do avanço totalmente insuficiente da reforma agrária.

    Um terceiro aspecto central do governo, que deve ser objeto de crítica da esquerda, é a não caracterização dos EUA como cabeça do imperialismo mundial, com todos os danos que causa à humanidade, a começar pela política de “guerras infinitas”. O Brasil não pode se relacionar com os EUA como se fosse apenas um país rico, tem que levar em conta que é a cabeça do bloco imperialista que, de todos os pontos de vista – econômico, financeiro, tecnológico, político, militar, ideológico, mediático – representa o que de pior tem o mundo hoje, responsável pela concentração de renda, pelas políticas de livre comércio, pela miséria, pela degradação ambiental, pelas guerras, pela especulação financeira, pelos monopólios da mídia, pela propaganda de um estilo de vida mercantilista, etc, etc. Não tomar o imperialismo como referência central no mundo de hoje leva a cometer graves erros e a correr sempre riscos de se deixar levar pelas políticas do império.

    Poderíamos acrescentar outros aspectos, como a repressão e não o incentivo a rádios comunitárias, o atraso (se bem que agora com uma boa posição no caso de Rondônia) sobre a delimitação das terras indígenas, a não abertura dos arquivos da ditadura.

    Esta a primeira parte do artigo, a segunda, com os aspectos positivos do governo, que deveriam ser apoiados e incentivados pela esquerda, vem em seguida. Mas também com os elogios da direita, contraditoriamente distintos do da esquerda.

    Postado por Emir Sader às 20:04

  13. Marcus Sander disse,

    9 de Maio de 2008 @ 14h 20m 42s

    Quero ver quem defende os índios como o governo Lula. Ele já declarou que os índios não trazem riscos para a fronteira brasileira, ao contrário do que dizerm os milicos com saudade de outros tempos. Quem ousa defender os índios neste país, os remanescentes dos quilombolas, o povo negro, as pessoas com deficiência. Lula não é o governo radical que muita gente sonhou, mas com certeza é de que esquerda.

  14. Charles Augusto disse,

    12 de Maio de 2008 @ 20h 07m 31s

    Lula passará para a história como o maior traidor da classe operária brasileira e junto com ele não só as direções do PT, mas principalmente as direções dos movimentos sociais que lhe dão guarida

  15. Valmor Santos disse,

    18 de Maio de 2008 @ 15h 47m 26s

    As forças democráticas e populares em torno do governo Lula é a garantia de que este governo é de esquerda. Quem tem Stédile, Spis e Scavone do seu lado só pode ser de esquerda.

  16. Maurício Ique disse,

    19 de Maio de 2008 @ 19h 55m 11s

    O leitor acima apontou bem, mas tirou conclusões equivocadas. Na lista de Stédiles e Spis eu colocaria todos os que fazem parte da CMS, da DS, da Articulação de Esquerda, Emir Sader, Carta Maior, e companhia, enfim, um bando, verdadeiro bando, gente de esquerda que dá legitimidade ao governo Lula, que faz a quinta coluna. Esses são os verdadeiros bandidos da história, esses são os verdadeiros criminosos, suas ações e omissões é pior do que a adaptação de Lula, Dirceu e Genoino, estes já haviam traído há muito tempo, os últimos ainda enganam e bem.

  17. Falcão Junior disse,

    20 de Maio de 2008 @ 12h 28m 40s

    Quanta baboseira Maurício, onde é o curso, deve ser numa salinha do PSTU ou do PSOL, espero que não seja na sede do IZB

  18. Wagner Menezes disse,

    29 de Maio de 2008 @ 20h 32m 21s

    O governo Lula não é de esquerda. Desde a “Carta aos brasileiros”, durante sua primeira campanha vitoriosa, ficou claro que o Lula e seu Staff optaria por fazer reformas econômicas e sociais de caráter democrático-burguês, já que havia grande margem de manobra diante de tantas injustiças nestes aspectos, sem incomodar a moderna elite brasileira, ligada à indústria e ao agrobusiness. Tanto que o único setor incomodado das elites é a velha elite agrária. Mas mesmo essa vem obtendo subsídios (um cala boca). Além do mais, as reformas do governo Lula se dão dentro de um quadro econômico internacional favorável e ao sabor de uma classe média derrotada cultural e politicamente, que se deixou imolar em termos tributários. Fazer reformas diante de um quadro tão favorável não é atestado ideológico de esquerda, já que sabemos que é durante as marés baixas que se conhece o valor e a competência do bom timoneiro. Lula se enquadra com perfeição no conceito de “revolucionário passivo”, mas em um líder de esquerda? Não! Aliás! Ainda existe esta dicotomia Iluminista? Mas alguém precisava fazer uma revolução burguesa…Este papel ele ainda está fazendo….

  19. Juca disse,

    31 de Maio de 2008 @ 14h 26m 57s

    Lula não foi, não é e nunca será de esquerda. Lula, caso alguns já tenham esquecido, nunca aderiu a qualquer projeto efetivamente alterador da sociedade vigente. Quando muito foi partidário de algumas reformas sociais destinadas a “melhorar” o sistema, nunca mais do que isso. Atualmente é um conservador e, quando confrontado com qualquer contestação mais séria aos interesses hegemônicos que representa, assume uma postura até reacionária. E a evidência maior do fato está em que jamais um presidente recebeu tanto apoio e prestígio do grande capital, o qual observa com grande simpatia a tese do terceiro mandato, apoiando alternativamente que alguém intimamente afinado com as suas idéias e interesses assuma a futura presidência. Ainda reafirmando o que digo existe o apoio internacional vigoroso por parte dos Estados Unidos e da Comunidade Européia à política interna e externa de Lula. As divergências em torno de questões de disputa de mercado não contam, visto que tais disputas são encaradas como normais nas relações capitalistas. Aliás, a própria Condoleeza Rice, Secretária de Estado dos EUA, várias vezes já indicou Lula como o exemplo de mandatário sul-americano que interessa à Washington, não sendo preciso dizer mais. No Brasil o que se nota são direitistas e aliados seus utilizando um falso discurso de esquerda para melhor iludir a massa e assim usufruir das vantagens do poder.

  20. Carlos Richetti disse,

    12 de Junho de 2008 @ 21h 13m 58s

    O governo Lula é a maior enganação ao povo brasileiro, é só conversinha. Quero ver se resisti a uma crise econômica

  21. roberto bolonha disse,

    8 de Julho de 2008 @ 21h 10m 40s

    governo lula foi a desmoralizaco total das esquerdas no mundo qamericano foi perdidafue fora do poder alarda com o capitalismo americano no governo com o poder na maO VIVE DE QUADRO PARA OS AMERICSANOS,nos tivemos a maior oportunidade de todos od tempo de mostrar ao mundo nossa firmesa de esquerda e infelismente este sapoo barbudo nos traiu recebeu busch como companheiro e nao como chefe de estado a OPORTUNIDADE PERDIDA DE nos popsicionar firmes perante o inperialismo foiperdoda.lula nunca mais.eu era lula acima de tudo agora quero velo longe.

  22. Cesar Augusto Freite disse,

    8 de Julho de 2008 @ 22h 34m 51s

    Não é bem assim não Roberto Bolonha, veja o que escreve a vendida Marilena Felinto na Caros Amigos, para ela Lula é incoparável, descasca FHC, fala da direita golpista, mas esquece que Lula dorme com os banqueiros, dá o rabo para o capital internacional. Esta pseudo progressista de uma classe média escrota, a mesma que viscera Fóruns sociais mundiais, Emires Saderes que levam do nada ao lugar nenhum e uma panacéia de ONGs governistas, prontas para dar o cu em troca de algum financiamento do Estado. Veja Le Monde Diplomatique e sua coluna de anúncios chapa branca, e suas ONGs chapa branca, e seus pseudo intelectuais chapa branca, como Amir Khair e Dowbor. Fora fu, ode ao burgues e ao falso burgues, ode à essa classe média metida à besta, que faz olas do governo Lula e de sua covardia, morte!!! Que o último Renato Rovai seja estrangulado com as tripas de um Reinaldo Azevedo. Eles se merecem, eles são iguais, e aproveitem para decretar a morte de Diogo Mainardi, mas também de Azenha, de Paulo Henrique Amorim e principalmente de Luiz Nassif.

  23. Denise Amazzeo disse,

    15 de Julho de 2008 @ 18h 07m 19s

    Lula é a direita, assim como o PT. Moro em Osasco e o candidato do PT a reeleição, Emidio de Souza já começou a campanha e pelo visto é a mais cara, carros de som para todo lado. Foi assim em 2004, já com o dinheiro de Marcos Valério, a agência dele havia assinado um acordo com a prefeitura, dias antes de aparecer o escândalo pela boca do Roberto Jefferson, a camarilha do PT em Osasco tratou de cancelar o contrato rapidinho para evitar maiores problemas. No cabedal de escândalos, Osasco acabou passando despercebido. Agora eles devem vir com uma campanha milionária de novo, o povo não é bobo e sabe como isso funciona, por isso o PT está condenado ao fracasso, aqui e em todo o Brasil

  24. Lia disse,

    15 de Agosto de 2008 @ 15h 11m 32s

    Qta frescura pra comentar aqui, né?

    Bem coisa de quem não gosta de ler verdades.

  25. Valmor Santos disse,

    24 de Agosto de 2008 @ 18h 23m 52s

    Obviamente que não, o problema é, quem é de esquerda hoje em dia, e se é, qual a relevância social que isso tem

  26. luiz Paulo de Melo Costa disse,

    10 de Setembro de 2008 @ 10h 32m 08s

    Lula não é esquerda e nem o PT mas, sem sombra de dúvidas que esse é o governo mais avançados que ja tivemos.
    O Lula e o PT nunca trairam nada e nem ninguem. O saudoso João Amozonas ha muito tempo atras ja sabia que um futuro governo do PT seria isso mesmo. Temos é que nos mobilizar pra fazer esse governo avançar. Se depender só do Lula e do PT esse governo não vai ter a cara que queremos.
    Abraços

  27. Luiz Carlos Rodrigues disse,

    17 de Setembro de 2008 @ 23h 24m 00s

    Ora de esquerda, conta outra. Estes covardes vão se arrepender agora, vão ver o tempo perdido, o desperdício que foi o governo Lula, um governo capacho do grande capital, capacho dos especuladores. Essa corja de burocratas da CUT, traidores dos trabalhadores deveriam apanhar em praça pública, a começar pelos sindicalistas dos bancários, metalúrgicos do ABC e professores de São Paulo (APeoesp). Estes três sindicatos e seus sindicalistas deveriam ir para história como o simbolo maior dos traidores, dos capachos, dos covardes e dos vendidos.

  28. alberto souza disse,

    4 de Outubro de 2008 @ 21h 54m 23s

    Que eu saiba, em nenhum momento de sua militância política, Lula saiu em defesa de algum pensamente de mudança. Sempre demonstrou indiferença, até mesmo aversão, a qualquer concepção de transformação. Sequer a memória de um Frei Caneca, Zumbi, Pedro Ivo, tem merecido dele a menor atenção. E, sequer o nome da refinaria de petróleo, a ser construída, em Pernambuco, em conjunto com a Venezuela, partiu de uma homenagem sua a um companheiro de luta de Simón Bolívar: o brasileiro Abreu de Lima. O que se deu por inciativa de Chávez.
    Ademais, devemos respeitar , democraticamente , as convicções de Lula. Ele mesmo faz questão de afirmar que não é de esquerda. Considera-se de centro, a união de centro-esquerda com centro - direita, dividida por 2. Por isso o seu governo é hibrido, uma mistura de homem com lobo, que dá lobisomem. Os neoliberais gostam dele, mas a esquerda do sopão compensatório também.
    Quando fuivereador pelo PT- permitam-me enunciar uma experiência vivida com Lula, em uma das nossas reuniões-Lula se disse aideológico. Não crê em ideologia. Uma posição que os neoliberais vem defendendo, há muito tempo, para defenderem sua ideologia única.

    Alguém poderia perguntar-me em que votei para a presidência da República. Bom, ache o lobo pior que o lobisomem: votei no lobisomem, no segundo turno.

  29. joe disse,

    31 de Outubro de 2008 @ 13h 11m 07s

    Claro que sim.

    Todo governo de esquerda é incompetente.

    Não conheço um só governo esquerdista que não tenha falido o estado.

  30. Ideaulto Augusto disse,

    4 de Novembro de 2008 @ 20h 31m 41s

    Tal de Joe,

    Veja só, parece-me que quem tá numa quebradeira geral não é um governo esquerdista, mas o Bush nos EUA.
    Os fatos falam por si, foi deixar tudo para o mercado que levou a essa situação.
    Em tempo, o Lula é de direita, faz o jogo da direita, atende aos interesses dos banqueiros.

  31. Vinicius Duarte Almeida Leal disse,

    21 de Novembro de 2008 @ 18h 06m 25s

    Bem,depende do ponto de vista.se formos comparar o Lula de hoje e o Lula de 1989 nota-se que a diferença e muito grande.É induscutivel que o PT,em sua maioria,apoiava,no seu inicio,um projeto socialista para o Brasil,ou seja,era propriamente da esquerda(com o Lula no comando claro);más hoje e facil perceber que o PT,como também o Lula,deram uma certa “guinada” para o centro,em maior ou menor proporção.Tanto é prova disso que a medida que o tempo foi passando e o Lula não vencia as eleições ele foi moderando seu discurso até vencer em 2002 com o apoio dos liberais.O certo é que esse apoio,não so dos liberais como de outros,não saiu barato,a prova disso disso é a quantidade de ministerios do governo dele todos para empregarem aliados políticos.
    Apesar de tudo isso eu até apoio o governo Lula.Desde de 1964 não tinhamos um presidente tão bom.

  32. jaine medeiros barros disse,

    27 de Novembro de 2008 @ 13h 57m 38s

    fora alguns erros do lula seu governo foi sim excelente! podemos começar com um aspecto positivo de lula na sua eleiçao…quando ele chamou os trabalhadores de volta para a conab, que o collor tinha mandado ir embora..fora que pasquisas apontam que ultimamente o ibop do lula cresceu bastante!
    e observando, os jornais dizem que o brasil sera futuramente um grande exportador de petroleo e bicombustivel..

  33. Manuel filaho disse,

    11 de Dezembro de 2008 @ 17h 25m 08s

    Lula é um covarde e isso vai ficar claro agora com a crise. Quem viver verá, esse governo vai pro lixo da história. Um governo de direita, burocratas, intelectuais frustrados (Emir Sader) e covardes

  34. Luci Felix disse,

    7 de Janeiro de 2009 @ 02h 25m 44s

    Lulla vai por onde lhe convem, assim como a filha que agora se “licencia” do PT para assumir uma secretaria em São José/SC, Desenvolvimento social.De ONG’s a gente sabe que entende. Lulla traiu o próprio partido e os próprios companheiros, ou melhor quadrilheiros. Se fosse de esquerda não estaria com a galera do FHC no governo, traiu o povo brasileiro dando-lhes bolsas e favorecendo banqueiros, ele é o que Bakunin descreveu no século XIX:

    “Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo.

    Quem duvida disso não conhece a natureza humana.”

  35. mario disse,

    18 de Fevereiro de 2009 @ 16h 49m 19s

    George, um grande amigo meu, me ajudou a entender bem essa questão sobre a direita e a esquerda, na verdade uma questiúncula.
    Afinal, qual a diferença entre a esquerda e a direita?

    Ambas são iguais em seu objetivo: querem dominar e controlar as pessoas e as sociedades em busca de poder, dinheiro (e sexo…claro): A diferença está na metodologia: a direita usa o direito e as leis que ela mesma escreveu e a esquerda, turbinando o complexo de inferioridade das massas e o complexo de culpa das classes média e alta. Enquanto a direita mostra um funil como “caminho da salvação”, a esquerda se diz “a salvação”… e a mediocrização das sociedades corre solta.

    Nenhuma das duas busca a conscientização dos cidadãos pela cooperação, pela paz, pela fraternidade, pela defesa das diferenças…

    Ambas usam essas palavras e conceitos em seus discursos e argumentação. Mas, uma vez no poder, não resistem a uma análise qualquer.

    Vejamos os casos Lula e Collor (teoricamente em lados opostos do espectro da dicotomia politica tradicional): ambos usaram o discurso do combate à corrupção… e ambos se chafurdaram na lama. A diferença é que Collor tinha uma oposição rancorosa e Lula não tem oposição.

    Essa discussão é portanto, absurdamente infantil.

    Se quiserem se divertir, fiquem discutindo se o Lula é de direita ou de esquerda. Tanto faz…

    ps1.; lembrem-se que o próprio Lula, do alto de sua cultura política, já anunciou aos 4 cantos que ele NUNCA FOI DE ESQUERDA… e que SER DE ESQUERDA É COISA PARA ADOLESCENTE… e que… NA IDADE ADULTA, SER DE ESQUERDA É DOENÇA… (foi mais ou menos isso, né?)

    ps2.: alguém se referiu à enorme aprovação do Lula para justificar qualquer coisa que ele fizer…. lembro que Hitler, Collor, Médici, Chaves (os dois: o presidente venezuelano e o personagem da tv mexicana, alter ego do Chapolin Colorado) e tantos outros também tinham indices de aprovação absurdamente grandes.

    Mario

  36. Dorisval disse,

    4 de Março de 2009 @ 16h 51m 14s

    Não concordo que o gov. Lula seja caracterizado de esquerda, haja vista a trajetória que tem adotado de resgate de velhas rapozas e oligarquias polítias, a exemplo da aliança com o clã Sarney e com os sustentadores do desgoverno FHC, a exemplo do PMDB; Outro aspecto é a política econômica neoliberal que beneficia o capital financeiro/especulativo(taxa selic, maior do mundo), permite astronômicos lucros aos banqueiros, enquanto os trabalhadores precisam fazer greve para obter uma migalha deixad pela inflação; cadê a reforma agrária, que obrigado os sem terra ainda hoje à luta por tal, mesmo assim sendo criminalizado e responsabilizado pela ausência de política para mudar o status quo?
    Bem poderia ser de esquerda, socialista, protrabalhador e ficar para história como tal. Jogou um ótima oportunidade, construída ao longo de anos, fora.

  37. Maria Lucia disse,

    7 de Março de 2009 @ 19h 43m 34s

    No momento parece importante nos ligarmos na reforma política que está sendo discutida no Congresso.Pressionar para que seja acelerada.Procurar compreender o que está em jogo nela.
    Ao lado disso, é fundamental que se faça um movimento popular amplo para exigir que o sistema eleitoral se aperfeiçoe para ficar o mais possível blindado em relação a fraudes na própria programação ou apuraçào eletrônicas.
    Já houve políticos no Brasil que defendiam que o sistema deveria ser similar ao que hoje em dia é adotado na Venezuela. Após digitar o seu voto , o eleitor recebe um recibo, que confere para ver se está de acordo com o que digitou. A seguir ele coloca esse recibo diante da mesa e dos fiscais partidários dentro de uma urna lacrada,assina num livro e leva um pequeno recibo dizendo que exerceu o seu direito ao voto.
    Dessa forma, a contagem eletrônica é realizada e os resultados apurados eletrônicamente, com rapidez. Mas ao lado disso as mesas, já tendo havido o envio dos dados eletrônicos on line, de imediato, uma hora após o encerramento do horário de votação dão início a apuração dos votos( recibos) colocados pelo eleitor na urna.
    Assim posteriormente são cotejados os dois tipos de contagem,se tudo coincidir os recibos que estavam nas urnas são arquivados com os relatórios dos mesários e fiscais. Se houver qualquer dúvida os fatos são apurados e caso se constate alguma fraude ou fato estranho a urna é impugnada e os eleitores daquela seção devem ser chamados a votar novamente. Mas está sendo relatado que não tem havido qualquer problema.
    Aqui no Brasil, especialmente depois do episódio da Proconsult no Rio de Janeiro em 1982,quando da eleição do Brizola, verificou-se que o nosso sistema não é imune a fraudes. Foi constatado que estava havendo fraude na apuração e diante da denúncia de como era feita a fraude evitou-se que está se consumasse. Porém foi uma questão de sorte apenas que evitou a fraude.
    Outra medida interessante é o voto vinculado. O eleitor só pode votar em candidatos de uma mesma coligação de partidos ou de um só partido, no caso dele não ter se coligado. Isso faz com que o eleitor tenha mais critério e coerência na hora do exercício do voto.
    No mais, creio que é hora de pensarmos numa frente única e ampla de esquerda e de progressistas e nacionalistas, estabelecendo uma plataforma comum. O esfacelamento das forças progressistas só interessa aos conservadores da direita. A atual crise conjuntural do capitalismo abre grandes possibilidades de avanço político na América Latina. Não podemos perder tempo com discussões estéreis demonizando o Lula e os partidos progressistas ou de esquerda.
    O estudo sério do que tem sido a história política do país nos últimos setenta anos ( após 1930) é fundamental para ultrapassarmos divisões que impedem a união e o avanço político rumo aos objetivos de fortalecer a soberania nacional, o poder popular e a democracia participativa.
    Um abraço a todos,
    Maria Lucia

  38. Gustavo Pretto disse,

    25 de Março de 2009 @ 13h 56m 32s

    Segura essa seu cafajeste traidor. Quero ver com a crise seu barbudo covarde. Tu num seguras essa credibilidade construída pela rede globo, vai xafurdar cretino corrupto. Vai pagar o preço por enganar o povo e abandonar a luta. É só questão de esperar

  39. Fernando Toller disse,

    11 de Maio de 2009 @ 23h 54m 00s

    O governo Lula foi até onde o PT conseguiu chegar, um partido que traiu os seus princípios fundantes, não é um governo de esquerda, mas um governo a serviço da preservação e perpetuação do capital. Infelizmente o Brasil nunca teve um partido socialista de massas, ou seja, que tenha um caráter marxista. O PSOL também está muito longe disso, vive o dilema, no discurso de esquerda é irrelevante socialmente e para ter relevância faz um discurso moralista que serve à direita, ao senso comum e uma classe média bazófia que temos por aqui. Enfim, estamos num mato sem cachorro, quer dizer, sem esquerda

  40. tiago lima disse,

    14 de Maio de 2009 @ 14h 18m 16s

    pra falar a verdade o governo lula , nen é esquerda ne direita é um meio fio , manipulavel por esquerditas e direitista. onde se elege o famoso bode espiatorio , que nada mais é que um mero marionete ,corrupto ,kkk,
    sem um minimo de noçao de certo ou errado , o mais famoso bonequinho criado pelo maravilhoso duda mendonça conhecido nas historias infantis como gepeto kk,
    se querem provas doque eu digo , é muito simples , fazer algumas perguntas primarias pra nosso ecelenticimo ,presidente marionete luda , como qual o indice de de sem tetos no brasil , ele vai pensar 2 minutos e ira reponder é um nadica de nada …. ae todos tem de rir
    ou pergunte a ele com que proporçao a crise vai atiguir o brasil , ele vai reponder que é uma marolinha …. riso
    o ainda outra oque ele acha do mensalao . responta eu nun vi nada …risos
    pense so um poquinho acho que ele nun vai ter outro mandato , pois as suas curtas frases ensaiadas ridiculas e comicas ja acabaram kkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

  41. Oscar Ricardo Goulart disse,

    9 de Junho de 2009 @ 21h 45m 00s

    Lula, desempenha um governo de acordo com os protocolos assinados, já, antes, das eleições do seu primeiro mandato. Claro que se não fosse isso, não ganharia as eleições. Lula, não é um intelectual, mas, seu governo se enche de intelectuais trazidos de outros partidos. Daí, um dos seus erros!Mas, seu governo, seja de direita ou de esquerda ou, de mistura dessas duas coisas, está sendo bem melhor dos anteriores, daqueles que os antecederam, como intelectuais.
    Oscar/Florianópolis/SC

  42. eliseu merces disse,

    10 de Julho de 2009 @ 22h 59m 00s

    Vamos lá,o Presidente Lua joga nas duas posiçoes,esquerda e direita ou seja um verdadeiro polivalente,quando ele e os Aloprados estavam na esquerda proximos a assumir o poder; chamavam na época - Bolsa Escola, de Bolsa Esmola! criticava a Educação as Privatizaçoes! , Saúde,Segurança Publica,condenava vementemente a Reeleiçoes, e pelo fato de ser um Nordestino iriá destribuir melhor a renda do País para o Nordeste, estou convicto junto com a Sociedade que este Lula era o verdadeiro ponta esquerda!!kakaka. Vamos ver o Lula na posição da direita!!. Começando pela Educação pessimos indce Escolares,continuam os paus de araras,as privatisaões hojé é chamadas de consessoes,na segurança publica os indce aumentaram demais a sociedade esta a mecer, agora estamos vendo os aloprados falando do terceiro mandato pelo amor de DEUS!!!!a destribuição de renda continua do mesmo jeito infelismente,olhe bolsa familia é sim uma destrbuição de rendapara o nordeste mas alimenta um clientelismo para politica.

  43. eliseu merces disse,

    10 de Julho de 2009 @ 23h 11m 32s

    Vamos lá,o Presidente Lua joga nas duas posiçoes,esquerda e direita ou seja um verdadeiro polivalente,quando ele e os Aloprados estavam na esquerda proximos a assumir o poder; chamavam na época - Bolsa Escola, de Bolsa Esmola! criticava a Educação as Privatizaçoes! , Saúde,Segurança Publica,condenava vementemente a Reeleiçoes, e pelo fato de ser um Nordestino iriá destribuir melhor a renda do País para o Nordeste, estou convicto junto com a Sociedade que este Lula era o verdadeiro ponta esquerda!!kakaka. Vamos ver o Lula na posição da direita!!. Começando pela Educação pessimos indce Escolares,continuam os paus de araras,as Privatisaões hojé é chamadas de Consessoes,na Segurança Publica os indce aumentaram demais a Sociedade esta a mecer, agora estamos vendo os Aloprados falando do terceiro mandato pelo amor de DEUS!!!!a destribuição de renda continua do mesmo jeito infelismente.Olhe, Bolsa Familia é sim uma destrbuição de renda para o Nordeste mas alimenta um Clientelismo para Politica. Estamos chegando em 2010 vamos fazer a nossa parte povo brasileiro, só depende de cada um de nós, valeu.

  44. eliseu merces disse,

    10 de Julho de 2009 @ 23h 11m 34s

    Vamos lá,o Presidente Lua joga nas duas posiçoes,esquerda e direita ou seja um verdadeiro polivalente,quando ele e os Aloprados estavam na esquerda proximos a assumir o poder; chamavam na época - Bolsa Escola, de Bolsa Esmola! criticava a Educação as Privatizaçoes! , Saúde,Segurança Publica,condenava vementemente a Reeleiçoes, e pelo fato de ser um Nordestino iriá destribuir melhor a renda do País para o Nordeste, estou convicto junto com a Sociedade que este Lula era o verdadeiro ponta esquerda!!kakaka. Vamos ver o Lula na posição da direita!!. Começando pela Educação pessimos indce Escolares,continuam os paus de araras,as Privatisaões hojé é chamadas de Consessoes,na Segurança Publica os indce aumentaram demais a Sociedade esta a mecer, agora estamos vendo os Aloprados falando do terceiro mandato pelo amor de DEUS!!!!a destribuição de renda continua do mesmo jeito infelismente.Olhe, Bolsa Familia é sim uma destrbuição de renda para o Nordeste mas alimenta um Clientelismo para Politica. Estamos chegando em 2010 vamos fazer a nossa parte povo brasileiro, só depende de cada um de nós, valeu.

  45. eliseu merces disse,

    10 de Julho de 2009 @ 23h 11m 37s

    Vamos lá,o Presidente Lua joga nas duas posiçoes,esquerda e direita ou seja um verdadeiro polivalente,quando ele e os Aloprados estavam na esquerda proximos a assumir o poder; chamavam na época - Bolsa Escola, de Bolsa Esmola! criticava a Educação as Privatizaçoes! , Saúde,Segurança Publica,condenava vementemente a Reeleiçoes, e pelo fato de ser um Nordestino iriá destribuir melhor a renda do País para o Nordeste, estou convicto junto com a Sociedade que este Lula era o verdadeiro ponta esquerda!!kakaka. Vamos ver o Lula na posição da direita!!. Começando pela Educação pessimos indce Escolares,continuam os paus de araras,as Privatisaões hojé é chamadas de Consessoes,na Segurança Publica os indce aumentaram demais a Sociedade esta a mecer, agora estamos vendo os Aloprados falando do terceiro mandato pelo amor de DEUS!!!!a destribuição de renda continua do mesmo jeito infelismente.Olhe, Bolsa Familia é sim uma destrbuição de renda para o Nordeste mas alimenta um Clientelismo para Politica. Estamos chegando em 2010 vamos fazer a nossa parte povo brasileiro, só depende de cada um de nós, valeu.

  46. eliseu merces disse,

    10 de Julho de 2009 @ 23h 11m 37s

    Vamos lá,o Presidente Lua joga nas duas posiçoes,esquerda e direita ou seja um verdadeiro polivalente,quando ele e os Aloprados estavam na esquerda proximos a assumir o poder; chamavam na época - Bolsa Escola, de Bolsa Esmola! criticava a Educação as Privatizaçoes! , Saúde,Segurança Publica,condenava vementemente a Reeleiçoes, e pelo fato de ser um Nordestino iriá destribuir melhor a renda do País para o Nordeste, estou convicto junto com a Sociedade que este Lula era o verdadeiro ponta esquerda!!kakaka. Vamos ver o Lula na posição da direita!!. Começando pela Educação pessimos indce Escolares,continuam os paus de araras,as Privatisaões hojé é chamadas de Consessoes,na Segurança Publica os indce aumentaram demais a Sociedade esta a mecer, agora estamos vendo os Aloprados falando do terceiro mandato pelo amor de DEUS!!!!a destribuição de renda continua do mesmo jeito infelismente.Olhe, Bolsa Familia é sim uma destrbuição de renda para o Nordeste mas alimenta um Clientelismo para Politica. Estamos chegando em 2010 vamos fazer a nossa parte povo brasileiro, só depende de cada um de nós, valeu.

  47. Raymundo Araujo Filho disse,

    6 de Setembro de 2009 @ 12h 34m 40s

    Prezados

    Sobre o artigo editorial sobre a Natureza do Governo Lula (se é de esquerda…), envio este artigo dividido em três partes, para apreciação e possível publicação no Blog.

    ABS

    Raymundo

    http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2009/09/453575.shtml

    http://www.midiaindependente.org/en/red/2009/09/453676.shtml

    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/09/453778.shtml

  48. Marc Flav disse,

    17 de Novembro de 2009 @ 19h 42m 50s

    Não, o governo Lula não é de esquerda nem de direita. O governo Lula é o governo empresarial que funciona como interface para o estado capitalista brasileiro. Agora, o sr. Lula da Silva também nunca foi de direita ou de esquerda. Sempre foi um grande comunicador, e sua história (dele) passa por um microfone e uma câmera de vídeo.

RSS para comentários nesta publicação · URI para link desta publicação:

Deixe um Comentário